2013-04-24

Partícula 조사 > Partícula 로/으로

안녕
Hoje veremos mais uma partícula bem útil. Let's Play.

Partícula /으로 | 조사 /으로 

Como vocês já devem ter percebido, ela tem duas versões:

Antecessor a Batchim:으로
Antecessor a Vogal ou Batchim :

Pra que ela serve?
Essa partícula tem muitas funções, todas elas muito uteis, vamos ver:

Ferramenta
Ferramenta mas como assim?
Bom usamos para indicar uma ferramenta, meio de transporte essas coisas veja nas frases:

차로 미국 갔어요
De carro fui até os E.U.A.

버스로 집에 갔다
De ônibus fui pra casa.

나는 상상으로 천국을 봤어.
Com minha imaginação eu vi o paraíso.

Direção
Assim como com essa partícula podemos dizer de onde e como viemos, podemos dizer o lugar em que vamos ir, veja:

학교로 ?
Você vai para a escola

왼쪽으로 가십시오. 오른쪽으로요. 
 Não vá pela esquerda, é pela direita.

Seleção
Podemos usar o para escolher algo dentre algumas opções:

맥주로 주세요.
Cerveja, por favor.

라면으로 주세요.
Macarrão (Lamen/Miojo), por favor.

Mudança de Estado
Também podemos usar ele para mostrar mudança de Estado, seja físico ou social:

신선형씨는 회장으로 선출됐습니다. 
O senhor Shin Seonhyeong foi eleito presidente da empresa.

물이 얼음으로 변했습니까? 
A água se transformou em gelo?

Motivo
Também podemos usa-lo para indicar motivo:

사고로 다리를 다쳤습니다.
Eu machuquei a perna por causa do acidente de carro.

이집트가 피라미드로 유명합니다.
O Egito é famoso por causa das pirâmides.

Então é só isso mesmo, e todos os creditos desse post vão para o Blog Coreano Passo-a-Passo que me mostrou todos esses significados que ninguém fala pra essa maladeta partícula, então é só isso mesmo, até +.

 밤이 안녕하겠어요!

Nenhum comentário: