2013-05-20

Verbos > Também, Apenas - ~기도 하다, ~기만 하다

안녕하세요
Hoje iremos ver mais uma Estrutura Verbal. 놀자.

~기도 하다

~기도 하다
  • Usado para expressar que "também fez" uma ação.

  • Significado: Também (fiz)


Ela funciona da seguinte forma:

 Caso
Tiramos o - A terminação padrão dos verbos coreanos - ficando apenas a raiz, e grudamos a estrutura ~기도 하다 ao verbo :

보다
기도 하다

 Caso
Verbos terminados em ~하다 a fórmula muda em vez de tirarmos o do verbo tiramos o 하다 por inteiro, e assim tiramos uma parte da estrutura ficando só ~ 하다:

사랑하다 →  사랑하기 해요 사랑 해요.

Agora se quisermos mudar o tempo e formalidade do verbo, basta mudar o verbo, usando o exemplo com o 보다:


Plano
Formal
Polido
Informal
Passado
보기도 했다
보기도 했습니다
보기도 했어요
보기도 했어
Presente
보기도 하다
보기도 니다
보기도 해요
보기도 
Futuro
-
보기도 할겁니다
보기도 할거에요
보기도 할거야


Veja alguns exemplos:

1. 나는 노래방도 마셨어요 - Eu Bebi no Norae Bang também.
Foco: Que eu bebi no Norae Bang também, o "também" designa que eu bebi no Norae Bang também, alem de ter bebido em outros lugares.
나는 노래방에 마시기도 했어요 – Eu também bebi no Norae Bang.
Foco: Que bebi também, o "também" designa que eu bebi também alem de fazer outras coisas.

2. Em homenagem ao meu amigo.
소녀가 동방신기를 노래해요.- Essa garota canta DBSK.
소녀 동방신기를 노래해요. - Essa garota também canta DBSK.
Foco: Essa garota (como outras garotas) canta DBSK
소녀가 동방신기 노래해요. - Essa garota canta também DBSK.
Foco: Essa garota canta DBSK (assim como outras bandas)
소녀가 동방신기를 노래 해요. - Essa garota canta DBSK também.
Foco: Essa garota canta (alem de fazer outras coisas) DBSK.

Entendeu?

~기만 하다

~기만 하다
  • Usado para expressar que "apenas fez" uma ação.

  • Significado: Apenas (fiz), Só (fiz).

Ela funciona da seguinte forma:

 Caso
Tiramos o - A terminação padrão dos verbos coreanos - ficando apenas a raiz, e grudamos a estrutura ~기만 하다 ao verbo :

보다
기만 하다

 Caso
Verbos terminados em ~하다 a fórmula muda em vez de tirarmos o do verbo tiramos o 하다 pro inteiro, e assim tiramos uma parte da estrutura ficando só ~ 하다:

사랑하다 →  사랑하기 해요 사랑 해요.

Agora se quisermos mudar o tempo e formalidade do verbo, basta mudar o verbo, usando o exemplo com o 보다:


Plano
Formal
Polido
Informal
Passado
보기만 했다
보기만 했습니다
보기만 했어요
보기만 했어
Presente
보기만 하다
보기만 니다
보기만 해요
보기만 
Futuro
-
보기만 할겁니다
보기만 할거에요
보기만 할거야


Veja o exemplo:

1. 나는 노래방만 마셨어요 - Eu Bebi só no Norae Bang.
Foco: Que eu bebi só no Norae Bang, o "só" designa que eu bebi só no Norae Bang, e em nenhum outro lugar.
나는 노래방에 마시기만 했어요 - Eu só bebi no Norae Bang.
Foco: Que só bebi, o "só" designa que eu só bebi e não fiz nenhuma outra coisa.

2. Em homenagem ao meu amigo.
소녀가 동방신기를 노래해요.- Essa garota canta DBSK.
소녀만 동방신기를 노래해요. - Essa única garota canta DBSK.
Foco: Essa garota (a única garota) canta DBSK
소녀가 동방신기만 노래해요. - Essa garota canta  DBSK.
Foco: Essa garota canta DBSK (e nenhuma outra banda)
소녀가 동방신기를 노래만 해요. - Essa garota  canta DBSK.
Foco: Essa garota canta (e não faz mais nada) DBSK.

Então é só isso depois tem mais. Até +.



안녕하고 !

Nenhum comentário: