2014-01-11

Gramática 문법 ~> ~(ㄴ/는)다

Voltei com mais um post, dessa vez falaremos de algo formal ;-; coisas formais chatas.  ~놀자~


~(/)

Essa é uma estrutura muito usada em livros, revistas, em coisas publicas como essa, por ter certa neutralidade. Como se fosse algo para o leitor interpretar, algo sem emoção alguma, feita para o leitor pensar que emoção esta sendo transmitida a partir do texto que esta sendo lido. É tipo isso...

~(/)
·         Usado para reação ou impressão, ou neutralidade, muito usado também em textos em livros, revistas, etc.
·         Usado em verbos: ~/는다
·         E usado em verbos descritivos: ~



Bem já dei as informações de formação ai em cima ^

Para verbos SEM Batchim: adicionamos ㄴ다
하다  = + = 한다 – Fazer
가다 = + ㄴ다 = 간다 – Ir
마시다 = 마시 + ㄴ다 = 마신다 – Beber
Para verbos COM Batchim: adicionamos 는다
먹다 = + 는다 = 먹는다 – Comer
죽다 = + 는다 = 죽는다 – Morrer
듣다 = + 는다 = 듣는다 – Ouvir
Para verbos descritivos: não adicionamos nada, deixarmos ele em forma infinitiva.
바쁘다 = 바쁘다 – Ser/Estar ocupado
맛있다 = 맛있다 – SE Gostoso
높다 = 높다 – SE Alto



Bem faz tempo que não explico diversas funções de uma estrutura, pois essa não necessita, mas eu quero fazer do mesmo jeito :v .

Usado para expressar reação ou impressão.
이거 맛있다 – Isso é gostoso.
높다 – Você é alto.
바쁘다 – Ele esta ocupado.

Usado para falar sobre alguma ação presente, ou atividade regular.
먼저 간다 – estou saindo agora (antes de você)

Usado principalmente em textos de jornais, revistas para expressar uma neutralidade.




Então não vou dar exemplos da ultima função porque eu não sou jornal e não quero traduzir as palavra que não sei no Google Tradutor, porque ele vai erra. E vocabulário não é necessário, então é só isso mesmo, até próximo posti.


열심 공부하세요

2 comentários:

Unknown disse...

Olaaaa, eu estou no comecinho ainda, aperfeiçoando meu hangul, maaaaa eu vim dizer que suas aulas estão polindo meus conceitos de lingua coreana, amei como vc separa tudo, continue com o blog, virei aqui diariamente. Bjoos <3

kiritsu79 disse...

우와 너무 너무 감사합니다 fico feliz em ler isso HUE, então moça continuarei, mas ta dificil, escola ta me sugando... mas uma hora eu volto... Obrigado de verdade, e pegue firme nos estudos, o começo é o mais difícil, não desista.

Fighting